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As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética Híbrido
A pós visa formar profissionais aptos a identificar e intervir em problemas de convivência e na construção de um clima escolar positivo, que favoreça o desenvolvimento sociomoral e socioemocional da criança e do adolescente, numa perspectiva construtivista. Com duração de 5 semestres e carga horária de 392 horas, é coordenada por Adriana de Melo Ramos, doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela Unicamp e coordenadora do NPEEI (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Infância). O quadro de docentes conta com professores-pesquisadores renomados com grande expertise nas áreas que atuam.
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Alfabetização: Relações entre Ensino e Aprendizagem EAD
A conceituada especialização em Alfabetização aborda os processos de aquisição da língua escrita tendo por fundamento a psicogênese e o modelo de ensino por resolução de problemas.
Instigante e comprometido com o direito das crianças de aprender a ler e escrever no interior das práticas de linguagem desde o primeiro dia de aula, o curso oferece um conjunto de instrumentos teóricos para analisar e atuar no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos fundamentais envolvidos na alfabetização inicial.
A partir de uma perspectiva construtivista psicogenética discute-se a relação entre as práticas sociais de leitura e escrita e as práticas escolares, as situações didáticas mais eficazes para formar leitores e produtores de textos, o lugar da consciência fonológica nesse enfoque, as intervenções docentes comprovadamente potentes para fazer avançar o conhecimento e outros conteúdos imprescindíveis aos educadores e educadoras que alfabetizam crianças, jovens e adultos.
Com duração de 5 semestres e carga horária de 360 horas, é supervisionado por Telma Weisz, a maior especialista em alfabetização construtivista do país. -
Literatura para Crianças e Jovens EAD
O curso busca criar um espaço de reflexão sobre a relação cada vez mais complexa das crianças e dos jovens com a leitura literária, oferecendo a quem atua nesse processo a oportunidade de discutir a formação leitora sob três perspectivas: a teoria literária, as pesquisas sobre mediação de leitura e a crítica especializada. Com duração de 4 semestres e carga horária de 360 horas, é coordenada por Denise Guilherme, Educadora e Mestre em Educação pela PUC-SP.